• Veronica Machado

Portal Arquitetura em Rede

Atualizado: Mai 27

Plantas de Arquitetura em um toque do seu celular.


O site Arquitetura em Rede foi concebido para divulgar o projeto que foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura e buscar patrocínio para sua realização. No momento estamos na etapa de captação de recursos financeiros para o desenvolvimento das pesquisas e do site que é um guia de informações gratuito sobre a localização das plantas de arquitetura, urbanismo e paisagismo do estado do Rio de Janeiro. 


A ideia do portal surgiu durante o encontro “Arquitetura nos Arquivos: documentos do patrimônio material”, realizado no Arquivo Nacional, em 2016. Durante a minha comunicação, lancei a ideia de construir um acervo digital de identificação da documentação de arquitetura no Rio de Janeiro. O projeto foi apoiado pelo Arquivo Nacional que tem sido um parceiro de valor no incentivo à pesquisa sobre os fundos e na ajuda da construção do site Arquitetura em Rede.





Em 2019, retomamos o contato com Arquivo Nacional com objetivo de obter apoio institucional para o desenvolvimento da pesquisa e do site. O Arquivo Nacional desenvolveu o DIBRARQ – Diretório Brasil de Arquivos cujo objetivo é ser uma plataforma de informações sobre a documentação existente nos arquivos brasileiros. Assim, o apoio que recebemos do Arquivo Nacional foi o convite de integrar o site Arquitetura em Rede ao DIBRARQ, contudo a Imágico vai manter autonomia gerencial e direção do site.


O site Arquitetura em Rede é um espaço on-line bilíngue (português/inglês) de promoção da pesquisa e difusão de informação sobre Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo no estado do Rio de Janeiro. A proposta é dar visibilidade para as coleções iconográficas sobre arquitetura guardadas nos arquivos públicos e privados do estado. Ao reunir informações sobre as plantas de arquitetura - hoje espalhadas em diferentes acervos e arquivos -, propomos uma organização desse material em coleções iconográficas compreendidas no tempo e na história do estado do Rio de Janeiro.


Por meio de um primoroso trabalho de identificação, levantamento e análise da iconografia existente em cada acervo do estado, nossa equipe vai propor a criação de coleções que serão definidas, por exemplo, pelos marcos históricos: arquitetura colonial, imperial, neoclássica, eclética, art noveau, art déco, modernista, pós-modernista, contemporânea.

Acompanhe as notícias pelas redes sociais:

https://www.facebook.com/arquiteturaemrede/

https://www.instagram.com/portalarquiteturaemrede/

Receba nossas atualizações

© 2020  por Imágico Projeto & Pesquisa