• Veronica Machado

O que é patrimônio material?

Para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN): "patrimônio material é o conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico".


Fotografia da fachada do prédio sede do IPHAN, construído em1908 para servir de sede a Companhia Docas de Santos. na Avenida Rio Branco, 48. O prédio foi tombado pelo IPHAN em 1978 e é um dos nossos inúmeros patrimônios materiais. Acervo: FAU, USP.


Por que é importante preservar os bens do passado?

Bens Móveis

  • coleções arqueológicas;

  • acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Bens Imóveis

  • núcleos urbanos;

  • sítios arqueológicos e paisagísticos;

  • bens individuais e públicos.

O patrimônio cultural material do estado do Rio de Janeiro, ou seja, todos os bens tombados em nível estadual, podem ser acessados através do site do INEPAC, já os bens tombados pela esfera federal podem ser conferidos no site do IPHAN.


O patrimônio histórico e artístico pode ser pensado como uma representação simbólica da identidade e memória de uma nação. Os bens móveis e imóveis fazem parte de um conjunto de elementos estéticos e conceituais que marcam determinada cultura de uma sociedade no tempo. 


Através dos bens imóveis, por exemplo, é possível entender como as pessoas moravam e circulavam pela cidade. Já por meio de plantas de arquitetura e inventários é possível encontrar sinais de como as pessoas se relacionavam em outro tempo.  

Receba nossas atualizações

© 2020  por Imágico Projeto & Pesquisa