Imágico Projeto & Pesquisa

Desde 2010, atuamos na área do patrimônio documental, identificando, levantando e analisando diferentes fontes documentais sobre arquitetura brasileira para escritórios de arquitetura, empresas de comunicação e cultura e instituições do patrimônio histórico e artístico.

Desenvolvemos uma metodologia própria com base na análise de diversas tipologias de documentos tais como: inventário, outros manuscritos, mapas e plantas de arquitetura, fotografias, ilustrações, audiovisual, jornais e revistas dentre outros. 

Ao longo desses anos acumulamos experiência e conhecimento sobre os fundos documentais de cada acervo e arquivo, por isso oferecemos ao seu projeto agilidade no levantamento  e análise da documentação necessária para que o projeto atenda todas as exigências qualitativas e prazo. 

Atuamos também na organização, digitalização e análise da documentação de empresas e arquivos pessoais. Escrevemos histórias  e as transformamos em narrativas encantadoras. 

A empresa é dirigida por Veronica Castanheira Machado, Historiadora (Mestra). Ela estudou também Arquitetura e Urbanismo por quatro anos. O conhecimento nestas três áreas a levou a criar um caminho estratégico de trabalho: pesquisa histórica e iconográfica para arquitetura e urbanismo.

 

Assim, desde 2014, Veronica vem atuando na área do patrimônio material, identificando, levantando e analisando diferentes fontes documentais sobre arquitetura brasileira para escritórios de arquitetura e para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

Atualmente coordena as pesquisas para o patrimônio material: a Igreja Matriz de São João de Itaboraí em parceria com ARCHI 5 Arquitetos Associados (RJ) e o conjunto Palácio do Itamaraty em parceria com o Instituto Pedra (SP) e Palácio Rio Negro em parceria com a Techische Engenharia e Consultoria (RJ). Atuou como historiadora em sete projetos do PAC Cidades Históricas e como bolsista pesquisadora na Fundação Casa de Rui Barbosa no projeto "A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia dos interiores".

 

A experiência e conhecimento sobre os fundos documentais de arquitetura e urbanismo existentes nos arquivos públicos e privados no Rio de Janeiro a levou a participar da mesa redonda Arquitetura nos Arquivos: documentos do patrimônio material, realizada em 2016 no Arquivo Nacional pelo departamento de Cartografia. Durante sua exposição apresentou a proposta de construir um acervo digital de identificação da documentação de arquitetura no Rio de Janeiro. O projeto foi apoiado pelo Arquivo Nacional que tem sido um parceiro de valor no incentivo à pesquisa sobre os fundos e na ajuda da construção do site Arquitetura em Rede.

 

Em 2019, retomamos o contato com Arquivo Nacional com objetivo de obter apoio institucional para o desenvolvimento da pesquisa e do site. O Arquivo Nacional desenvolveu o DIBRARQ – Diretório Brasil de Arquivos cujo objetivo é ser uma plataforma de informações sobre a documentação existente nos arquivos brasileiros. Assim, o apoio que recebemos do Arquivo Nacional foi o convite de integrar o site Arquitetura em Rede ao DIBRARQ, contudo a Imágico vai manter autonomia gerencial e direção do site.     

 

 

Receba nossas atualizações

© 2020  por Imágico Projeto & Pesquisa